As melhores (ou piores) comemorações de 2010
Começando pelo Corinthians, que comemorou seu centenário. Vazio de títulos e cheio de piadas dos adversários, restou ao Timão comemorar os 100 quilos do Ronaldo…
“Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola.” Foi assim que Armando Nogueira (que faleceu em março desse ano) definiu Pelé, que comemorou seus 70 anos em outubro. Fica aí, então, a minha homenagem aos dois craques — cada qual com a sua genialidade.
Esse ano fez também 40 anos da conquista do Tri em 1970, que garantiu a taça Jules Rimet em definitivo para o Brasil. O problema é que, em 1983, ela foi roubada, derretida e vendida. Nada muito diferente, portanto, desse Brasil de hoje, onde estão usando o nome do presidente para dar golpes na praça…
Quem também aniversariou redondo nesse ano foi o PT, fundado em 1980. A diferença é que, naquele tempo, a ideologia era clara e a ética era a sua bandeira principal. Com o tempo, a ideologia foi se afrouxando, as cores foram de desbotando e, hoje, só sobrou mesmo o discurso…
Encerrando de forma tragi-cômica esse especial, faz 20 anos do canhestro Plano Collor — aquele, que confiscou a poupança de toda a população e colocou o Brasil na UTI.
Por: Diogo Salles Fonte: Jornal da Tarde